A criação de cartazes para eventos é uma forma importante de comunicação visual que pode atrair a atenção e gerar interesse do público. Um cartaz bem projetado deve ser atraente, informativo e fácil de entender. Ele deve incluir informações relevantes, como o nome do evento, a data, horário e o local, além de ser capaz de transmitir o tom e a atmosfera do evento. A escolha das fontes, cores e imagens é fundamental para criar um cartaz impactante, que fique retido na memória das pessoas. A criação de cartazes para eventos é um segmento fundamentar na gestão de eventos e requer competências em design gráfico, bem como conhecimento da mensagem que se quer transmitir.
CICLO CULTURAL INQUIETO
Uma aposta do Município da Chamusca que pretendeu convocar autores universais, para uma oferta cultural diversificada e invulgar, num concelho de interior e com um acentuado índice de desertificação. Desafiador. Acolheu a ideia, a Companhia de Teatro do Ribatejo, numa resposta com escolha de obras intensas e desconcertantes, encenadas e interpretadas com assinatura da companhia. Dez espetáculos inquietantes.
A imagem criada para a identidade do Ciclo Cultural Inquieto tentou corresponder a um conceitodisruptivo e provocador. Assentou na escolha de um lettering pouco suavizado, quase agressivo [preto ou branco] contrastado no detalhe, com uma cor forte [rosa]. A simplicidade da imagem do ciclo, permitiu maior liberdade de recursos visuais para o material gráfico de divulgação [cartazes, flyers, banners, convites, etc.].
No primeiro exemplo escolhido, Diário de Um Louco, de Nicolau Gogol, um monólogo interpretado por João Coutinho que arriscou para além da encenação [pela primeira vez, em cima de um palco, como ator].
DON GIOVANNI - CICLO DE ÓPERA
Foi pensada uma identidade para este curto ciclo, que remetesse para musicalidade, e se desviasse da noção de nicho, associada ao interesse pela ópera. Com este objetivo a palavra “ópera”, foi escrita com uma Clave de Sol, tendo-se optado ainda, por recursos que remetessem para fora da ideia de sobriedade, nomeadamente, cores e elementos gráficos pouco convencionais, relativamente ao tipo de espetáculo.
Don Giovanni foi o segundo e último espetáculo, integrado no Ciclo de Ópera. Uma tentativa de incluir a música clássica e o formato de grande orquestra, na oferta cultural, pensada pelo Município da Chamusca, para o ano de 2016.
Espetáculo com direção musical e encenação da Soprano Sílvia Mateus. Ao piano, Francisco Sasseti. O elenco foi constituído por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa.
CONCURSO DE CURTAS METRAGENS
No âmbito no Ciclo de Cinema de Animação Infantil, levado à Biblioteca Municipal da Chamusca, pela Zero em Comportamento, foi proposto pelo Município da Chamusca um concurso de curtas metragens, sob o tema "Chamusca O Coração do Ribatejo" [identidade do próprio município]. O concurso foi orientado sobretudo, para a comunidade escolar, contudo, aberto à população em geral. Recebeu boa resposta e por isso mesmo, foi criado em agenda, espaço para apresentação das curtas levadas a concurso, bem como a respetiva entrega de prémios.
Apesar de não ter sido criada identidade para o ciclo, uma vez que se tratou de proposta recebida, foi no entanto pensado, todo o material gráfico de divulgação para o evento de apresentação e premiação das curtas.
A peça gráfica criativa e aqui representada, remete para a ideia de edição, através de elementos gráficos, como display, timelines, guias, etc.
A BIBLIOTECA VAI AO MUSEU
O Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de maio. Contudo, é em setembro, anualmente e desde 2010, que a Biblioteca Municipal da Chamusca promove uma iniciativa, a que denominou, A Biblioteca Vai ao Museu. É criada uma proposta gráfica para divulgação do evento, orientado sobretudo, para a população sénior institucionalizada, ou não.
Esta é uma peça gráfica de divulgação do evento que ocorreu em 2017, onde foram usadas fotografias cedidas pelos museus e os respetivos logótipos. Uma proposta sobretudo, informativa, sem pretensões mais impactantes.
MESA REDONDA ARQUEOLOGIA
No ano de 2016, na origem da Carta Arqueológica do Concelho da Chamusca, recentemente concluída e apresentada no Concelho da Chamusca, esteve um ciclo de “mesas redondas”que reuniu nomes da arqueologia em Portugal. O processo de levantamento do património arqueológico da Chamusca nasceu de uma parceria entre o município e o CPGP, Centro Português de Geo-História e Pré-História.
A peça gráfica que se apresenta é a que foi criada para a primeira mesa redonda, que reuniu na Biblioteca Municipal, um painel de três arqueólogos. Foi pensada para esta temática, uma imagem sóbria, muito assente nas cores preto, cinza e azul, bem como, na forma de círculo, sugerida pela própria mesa [redonda] de discussão.
A MENINA DO MAR
O Cineteatro da Chamusca [assim é conhecido] foi inaugurado em Dezembro de 1943. Propriedade da Santa Casa da Misericórdia, está protocolado com a Câmara Municipal da Chamusca, para atividades culturais, lúdicas e no âmbito da educação.
A peça gráfica aqui registada, diz respeito a uma proposta de divulgação de um projeto do Maestro Miguel Galhofo, apresentado ao município e orientado para a população infanto-juvenil.
Para este concerto encenado, baseado na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, foi pensada uma proposta gráfica alegre, que remetesse para movimento. Foi por isso, escolhida a figura do polvo, um lettering manuscrito, redondo e fluído, bem como, a cor do mar contrastada com o vermelho.
BOLSA DE VOLUNTARIADO
A Bolsa de Voluntariado é um segmento da EntrAjuda, uma organização sem fins lucrativos, de apoio a instituições de solidariedade social. Em parceria com a Starbucks, a Bolsa de Voluntariado propôs-se divulgar ofertas de voluntariado, a afixar semanalmente, em suporte papel, nas coffeehouse da marca. As ofertas seriam selecionadas localmente, de acordo com cada uma das lojas, a nível nacional.
Foi feita uma proposta assente sobretudo, na dinâmica espontânea e pragmática das coffeehouse. Pretendia-se uma leitura rápida da informação prestada. Essa agilidade foi proposta através de QR’s que remetessem para o anúncio da oferta, na plataforma da Bolsa de Voluntariado. Além disso, os dados relativamente às ofertas, foram segmentados por áreas, para as quais foram criados ícones personalizados.
Foi cumprida a única exigência da Starbucks, relativamente às cores da marca. A proposta foi validada pelas duas entidades. Contudo, quedou-se na informação semanal que deveria ter sido prestada, para prosseguimento do projeto [presume-se que por falta de recursos humanos, capazes de selecionar as ofertas para cada uma das lojas].
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A IGUALDADE PARENTAL E DIREITOS DOS FILHOS
A APIPDF é uma organização que defende o conceito de Residência Alternada, fazendo dele, bandeira e missão. O objetivo é sobretudo, a despromoção da alienação parental. A associação organiza anualmente uma conferência internacional e levou à Assembleia da República uma petição em prol da presunção jurídica da residência alternada para crianças de pais e mães separados ou divorciados.
Foi pensado, uma espécie de branding para as atividades de 2018, a começar na conferência onde seria apresentada a petição. A proposta, entretanto validada, assentou numa ideia de convergência e percurso. Para o efeito foi escolhida a imagem de uma peça de puzzle para a Residência Alternada, como elemento gráfico permanente em todas as peças. Para a conferência, recorreu-se à imagem de um labirinto com solução indicada, que remete para a noção de melhor percurso.
OUTROS CARTAZES